quarta-feira, 16 de janeiro de 2013


Papagaio salva-vidas


A aposentada Barbara Smith-Schafer, de 62 anos, sofre desde 2009 de apneia do sono, doença que impede a respiração quando a pessoa está dormindo. A interrupção repentina do ar coloca a vida de Barbara em risco, mas seu papagaio, chamado Dominic, de 7 anos, é seu grande protetor. “No começo eu ficava bastante irritada quando Dominic me acordava com bicadas no ombro durante a noite. No entanto, mais tarde entendi que ele tentava me manter viva”, disse Barbara ao jornal Daily Mail. 

“Eu nunca tinha ouvido falar sobre essa doença. Na verdade, procurei o médico porque estava com incontinência urinária noturna. Só então recebi o diagnóstico de apneia”, acrescentou a aposentada sobre a doença caracterizada pelo ronco alto e que pode causar problemas de saúde, inclusive acidente vascular cerebral (AVC).

Reportagens

Abandonar animal de estimação é crime


Encerrada a temporada de festas de fim de ano – quando os animais domésticos costumam se assustar com o barulho dos fogos de artifício –, cães e gatos enfrentam agora um problema maior: o abandono durante o período das férias. Numa época em que é comum viajar em família, são os bichos de estimação deixados sozinhos pelos donos os que mais sofrem. Para quem “esquece” que tem um animal em casa e simplesmente o abandona durante um determinado número de dias, é bom que se diga que o abandono é crime e o responsável pode ir para a prisão. De acordo com a Lei de Crimes Ambientais, a pena prevista é de 3 meses a 1 ano de detenção, além de multa. Pelo Código Penal, quem abandona um animal pode cumprir pena de 15 dias a 6 meses de detenção ou pagar multa.