quarta-feira, 6 de julho de 2011

Cães Terapêutas


A simples visita de cachorros em hospitais e asilos ajuda a melhorar a saúde de pacientes.
Ter um animal de estimação como companhia é extremamente gratificante. Só quem tem um bichinho em casa sabe como é a troca de amor e companherismo com os animais. Além do carinho e conforto, estudos recentes mostram que o simples ato de acariciar seu animalzinho pode fazer muito bem à saúde.
Isso porque o carinho aumenta a produção de imunoglobulina, anticorpo natural que combate gripes e resfriados.
O tratamento de doenças com animais, conhecido como zooterapia, ganhou conhecimento no meio médico nos últimos anos. A Terapia com auxílio de cães é uma das mais populares e serve para melhorar a condição física e mental de crianças e adultos.
O Instituto Nacional de Ações e Terapias assistidas por Animais (INATAA), com sede em São Paulo, promove encontros entre pessoas e animais, para permitir o desenvolvimento humano em seu mais diferentes aspectos.
A presidente da INATAA, Silvana Fedeli Prado, afirma que a terapia assistida com animais aumenta a socialização, reativa a confiança, estimula a memória, os processos de interação e os vínculos em idosos internados em asilos ou crianças em hospitais. " O Cão não julga. Não liga se a pessoa está sem um pedaço de um membro, por exemplo.
E isso é muito importante também para o resgate da autoestima", explica.












Além dos benefícios emocionais, visitas periódicas de cães em locais como esses ativa a liberação de neurotransmissores e hormônios, como dopamina, que serve de estimulante, e a endorfina, que desperta a sensação de prazer.

                                                            











Nenhum comentário:

Postar um comentário