segunda-feira, 31 de outubro de 2011


Gato Adulto

Para satisfazer as necessidades nutricionais de seu gato, você pode escolher entre  a alimentação caseira e os alimentos industrializados vendidos em lojas especializadas.

Uma alimentação caseira é uma refeição que você mesmo prepara a partir de ingredientes como arroz, carne, legumes... Se você pode  controlar pessoalmente a qualidade de sua composição, seus inconvenientes são os custos, o trabalho necessário e, mais grave, os riscos de desequilíbrios nutricionais, caso seu alimento não contenha todos os nutriente necessários, em quantidades suficientes.

Os alimentos industriais têm a vantagem de serem mais econômicos e de conter todos os nutrientes de que seu gato precisa. Eles são cuidadosamente preparados, utilizando os melhores ingredientes e respeitando regras sanitárias, similares às da alimentação humana. Estes alimentos são muito apreciados pelos gatos. Nós lhe recomendamos oferecer quantidades limitadas de alimento a seu gato a seguir as quantidades diárias recomendadas por cada fabricante. Após a castração (macho) ou a esterilização (fêmea), os gatos tendem a engordar. Para mantê-los em forma, é muito importante reduzir as quantidades de alimento e/ou oferecer um alimento menos rico em gorduras. Consulte seu veterinário.




Os alimentos úmidos ou conservas.

Os alimentos úmidos contém em média 80% de água. São necessárias de 300 a 400 g para satisfazer as necessidades diárias de um gato adulto.

Os alimentos secos. 

Os alimentos secos contém menos de 14% de água, mais freqüentemente de 8%  a 10%. Equilibrados e completos, eles contém todos os nutrientes (proteínas, gorduras, carboidratos, minerais e vitaminas) de que o gato necessita. Concentrados em alimentos nutritivos, os alimentos secos são econômicos e práticos:
- 50g a  100g diárias são suficientes para alimentar um gato adulto.

O alimento seco ajuda a deixar os dentes do animal limpos e gengivas sadias.
O próprio gato deverá determinar a quantidade de comida que quiser a menos que você perceba que ele está engordando. Um gato gordo tem maior tendência a doenças e uma vida mais curta.

 

_ Um saco de de 2 kg de croquete permite alimentar um gato adulto durante um mês, onde seriam necessários cerca de 12 kg de latas.
_ O alimento seco é também de fácil estocagem (sem acúmulo de local) e de transporte (embalagem unitária) para pequenas viagens.
O alimento seco não estraga na vasilha. Ele está portanto, perfeitamente adaptado ao comportamento dos gaos que adoram fazer numerosas refeições ao longo do dia. Enfim, os croquetes expostos ao ar liberam um odor menos forte. Toda família não precisa conhecer o menu do gato.
A maioria dos gatos aprecia tanto os croquetes como latas/conservas. Tanto em um caso como outro, é indispensável deixar água fresca sempre à disposição.

obs: Mantenha o saco de ração fechado ou dentro de um recipiente onde não fica ao ar livre.
        Compre ração em  saco fechado e não a varejo, pois a ração fique exposta as bactérias, fungos, moscas e etc....

Filhotes (menos de doze semanas).

Os filhotes podem começar a receber uma alimentação sólida com 3 a 4  semanas de idade. Este alimento é oferecido primeiramente, misturado com um pouco de água quente. Em seguida, a quantidade de líquido será reduzida progressivamente, de modo a oferecer um alimento seco próximo a 12 semanas de idade.



Filhotes ( Mais de doze semanas) e Gatas em gestação.

Os filhotes e as gatas em gestação e lactação têm necessidades nutricionais comparáveis. Para suprir estas necessidades, um alimento para filhotes/gatas, especialmente adaptado, será oferecido à gata  durante todo o período de gestação e lactação e ao filhote até a idade de 12 meses.

Gato sensível.

Certos gatos toleram mal o amido. É recomendável oferecer-lhes uma alimentação menos rica em amido e mais rica em gorduras. Esteja atento em adaptar bem as quantidades de alimentos oferecidos a fim de evitar ganho de peso excessivo, podendo levar à obesidade.
Certas enfermidades podem ser tratadas ou minimizadas por uma alimentação adequada.

O que se deve evitar.

Certas práticas alimentares podem ter sérias consequências sobre a saúde de seu gato.

Regime unicamente à base de carne, de miúdos (pulmão ou de fígado). Um gato não come somente os músculos (carne) ou fígado de suas presas. Ele ingere também os ossos, as  vísceras e seu conteúdo. Seu regime está assim equilibrado. A carne e os miúdos não contêm todos os nutrientes de que o gato necessita. Isto se traduzirá rapidamente por uma fragilização dos ossos. O fígado, muito rico em vitamina A, pode causar uma intoxicação quando em excesso. Um consumo muito grande de óleo de fígado de bacalhau terá os mesmos efeitos.

Os restos de alimentos.

Eles não contêm todos os nutrientes de que seu gato necessita, são ricos em gorduras e expõem seu gato ao risco de obesidade. Não é bom encorajar seu gato a mendigar durante a refeição. É mais fácil prevenir estes maus-hábitos do que eliminá-los.

Mudança bruta de alimento.

Seu gato precisa de um pouco de tempo para se adaptar a uma nova alimentação. Se você não observar
uma transição, isto pode se traduzir por fezes moles ou mesmo diarréia. Para evitar estes problemas, é recomendável misturar em quantidade crescente o novo alimento com o antigo, até fazer uma substituição completa, após duas semanas.

O leite.

A maioria dos gatos (66%) digere mal a lactose (açucar do leite).
Quantidades muito grandes de leite provocam fezes moles ou mesmo diarréia. Este problema pode ser evitado suprimindo o leite de sua alimentação após desmame.
É um alimento especialmente recomendável para gats amamentando e filhotes recém desmamados mas não é completo em termos nutritivos. O leite não substitui a água e não pode ser deixado no ar por mais de 2 horas.

Ossos.

Não é recomendável dar ossos de aves e porco para seu gato e para os cães também, são perigosos por serem quebradiços e podem se fixar na garganta ou perfurar o estômago e intestino.
Para os cães é recomendável ossos grandes, redondos e de boi.

Peixe cru.

Alguns peixes em excessos, servidos crus, podem provocar uma deficiência de tiamina.

Consumo excessivo de alimento.

Assim como nos homens, ele pode provocar obesidade nos gatos. É importante adaptar as quantidades oferecidas. Seu veterinário pode dar-se conselhos para um regime.



Água.

A quantidade de água necessária ao gato depende de seu tipo de alimentação. Caso você opte por alimento seco, deixe sempre água limpa e fresca à disposição do animal, isso ajuda a evitar problemas urinários.

Outras dicas.

A hora da refeição é um grande evento no dia-a-dia de seu animal, por isso certifique-se que ele está sendo nutrido adequadamente, sempre nos mesmos horários, no mesmo lugar e em comedouros limpos e  suficientemene pesados para não deslizarem enquanto come.


Como escolher o seu gato?








Um filhote ou um gato adulto?

O prazer que temos em brincar com um filhote ou em acariciá-lo não nos deve deixar esquecer de que ele exige uma atenção particular e uma vigilância muito maior que um gato adulto. Por outro lado, ele é mais maleável e adaptável: ele aprenderá rapidamente a usar a liteira (é uma caixa com areia, onde o gato defeca e urina) e a pequena porta basculante ( colocada na parte inferior da porta, que permite a livre entrada e saída dos animais, comum nos Estados Unidos e Europa.
Por seu caráter vivo e brincalhão, ele se familiarizará muito rápido com o ambiente. Para uma fácil integração, a idade recomendada para a adaptação é de 3 meses.

Macho ou Fêmea?


A gata é mais dócil e mais afetuosa que o gato. O macho será o guardião e irá lutar para defender seu território, o qual ele marcará através de jatos de urina mal-cheirosos. A castrção do macho por volta da idade de 7 a 9 meses limitará consideravelmente estes aborrecimentos e o temperamento do gato castrado será mais próximo ao da fêmea.

Compra ou adoção?

Você está atraído por um gato de raça: entre em contato com clubes felinos, exposições  e veterinários. Eles  lhe fornecerão endereços de criadores que tenham ninhadas disponíveis.
Se você  está simplesmente atraído por gatos, sem nenhuma idéia preconcebida de raça, procure junto a veterinários ou criadores, como também sites, feiras de doaçoes, suipa, etc...
Existem várias formas de você aquirir um gato seja filhote ou adulto, o que mais existe são animais abandonados esperando por adoção, por isso a uma campanha pedindo para não comprar e sim adotar.






                                                         


GATO                                            

As origens e a história do gato

O gato surgiu há 50 milhões de anos, ou seja, no início da era ternária, onde encontramos seus mais antigos ancestrais, os Miacídeos.
O gato doméstico atual pertence à mesma espécie que os gatos selvagens:

Na Europa: Felis silvestris,
Na África: Felis lyhica,
Na Índia: Felis ornata

Felis ornata é o gênero mais próximo do gato doméstico que conhecemos. O gato teria entrado na casa do homem cerca de 3 ou 4000 anos a. C. para expulsar roedores que estragavam as colheitas.
Os primeiros locais de origem foram o antigo Egito, a Índia e a Pérsia.
Através da circulação dos comerciantes o gato atingiu a Grécia e o Império Romano, e, posteriormente, a Europa ocidental com a conquista da Gália.
Hoje há mais de 42 milhões de gatos vivendo e partcipando da vida das pessoas.
A razão desta admiração exagerada tem, provavelmente, várias origens.
A primeira está diretamente relacionada ao animal. Pelo seu físico, seus olhos e suas atitudes, o gato simboliza a beleza e a sedução.
A segunda é um reflexo de nossa época: o gato personifica os fortes valores deste fim de século: a independência, a personalidade e a naturalidade.
A terceira é devido ao nosso modo de vida: o gato tem características naturais (tamanho pequeno, autonomia, limpeza...) que o tornam um companheiro ideal, principalmente para as pessoas que trabalham e aquelas que moram em apartamentos.




BULLDOG INGLÊS






Em 1875 foi fundado o Bulldog Club Incorporated, que ainda hoje coordena as actividades sobre a raça na Inglaterra e em 1891 foi criada a London Bullgod Society.

Temperamento
O Bulldog deve apresentar à primeira vista uma imagem de força de determinação de actividade decidida e na realidade deve ser um animal vivo, fiel, corajoso e em quem se possa confiar.


Apesar do passado desta raça ser pautado com algum grau de violência, há que salientar que o Bulldog hoje é um cão fiel, paciente, que gosta de crianças e se sabe controlar muito bem. Cómico, demonstra ao homem o seu interior e coração mole.


Fora a aparência sisuda e o seu aspecto de temer aos que desconhecem este bom ser, verifica-se que ali reina, dentro de tantas pregas, um animal afectuoso. De todas as raças existentes, é um dos cães mais preguiçosos. Raramente perde a paciência ou se exalta com algo, o que se adequa a crianças. A única excepção é em actos de ataque perante outros animais, mas só no caso de se sentir mesmo ameaçado, pois o mecanismo de defesa já o herdou em tempos antigos e em situações que o fizeram ser cauteloso, com uma “patinha atrás”.


A sua relação com outros cães é individualista, mas acaba por ser meigo com os que o rodeiam. As fêmeas são excelentes mães quer biológicas quer adoptivas. Cães muito asseados desde a nascença, procuram sempre manter o seu local de hábito com a higiene necessária. Um animal de enorme apetite e que não passa cartão a ninguém se entender que está simplesmente na sua hora de descansar...

O Bulldog Inglês na Familia
Adequa-se a:


  • Famílias com crianças;
  • Famílias com gostos e sonhos especiais;
  • Pessoas idosas, aposentadas;
  • Pessoas que aceitam as personalidades do seu animal;
  • Pessoas pacientes.


Não é adequado para:


  • Desportistas que gostam que o cão os acompanhe em exercícios de corridas;
  • Pessoas que querem um cão extremamente obediente;
  • Pessoas que querem ter um cão essencialmente para guarda;
  • Pessoas que querem ter um cão com potencial agressivo para protecção;
  • Principiantes que não estudem muito bem a raça antes de os adquirir.

Descrição

O Bulldog inglês é um animal de estatura pequena, com um peso que varia nos machos, entre os 22,7 a 25 kg e, nas fêmeas, entre os 18 a 22,7 kg.
A pelagem, curta e macia, necessita apenas de uma escovagem diária e as suas cores variam entre o branco, o fulvo-claro, vermelho ou castanho escuro e diferentes tipos de malhados.


É dotado de um crânio grande, largo, com uma testa ligeiramente achatada e olhos redondos, de inserção baixa. A possibilidade de contrair infecções nos olhos e na boca, exige algum cuidado e atenção com a higiene destas zonas. A pele da cabeça é fina e macia, formando pequenas rugas, que no pescoço formam duas barbelas. As orelhas, pequenas e finas, são de inserção alta na cabeça.


A região facial é uma característica mais distintivas desta classe de cães: possui um focinho saliente, com um nariz expressivo e umas bochechas arredondadas e salientes. Os maxilares são largos devido aos dentes fortes e grandes. É aconselhável que, após o banho, se seque com cuidado as dobras faciais e o restante corpo. Pode vir a ser necessária a aplicação de cremes nas pregas de pele sujeitas a maior fricção


O tronco é compacto, curto, tal como os membros inferiores e superiores, cuja musculatura é bem desenvolvida e rígida.

Saúde e Higiene
A nível de saúde, existe uma certa vulnerabilidade para desenvolver assaduras e dermatites, bem como problemas de joelhos e nas ancas.


É um animal sensível a temperaturas extremas, com uma esperança média de vida de 8 anos.
Como possui um aparelho digestivo bastante activo, convém que seja submetido a algum exercício para evitar obesidade.


Convém limpar as pregas de pele no pescoço e no focinho com água e sabão neutro.


Curiosidades


Esta famosa raça não só conquistou algumas das mais ilustres personagens da nobreza inglesa (a Rainha Isabel I e o Rei Jaime I, são alguns exemplos), como também foi retratada por Shakespeare, na peça teatral Henrique VI.


                                                        

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Tudo sobre o seu gato

"Agora é hora de dar nome ao seu gatinho? Aqui vai algumas sugestões"





                    


Abdull
Abgail                             
Achiles                           
Actor
Adara                                                
Adria                                                   a
Aeron
Afrodite
Aghatah
Atila



                                              
                               
Babusca
Branca
Brenda
Bebel
Biro-biro
Betel
Bernardo
Bertha
Brisa
Byli
Bisteka
Boris
Bolacha

                         


Cabral
Cristal
Capone
Colombo
Constantino
Conrado
Capitão
Chaplin
Charlotte
Catarina
Cleo
Conan
Cornélia
Cowboy

                 
                 

Dartagnam
Dolores
Donna
Diana
Duende
Duquesa

                                                     


Estrela
Edward
Elvis
Eclipse
Esquimó
Evita
Elfo
Estopa
               
                                  

Fadinha
Faiska
Fiona
Fígaro
Freud
Fantomas
Faraó
Flora
Fumaça
Fryda

               

Gandhi
Geléia
Gregório
Gretha
Guru
Gaya

                                                                  

Haroldo
Hanna
Heitor
Helga
Hebe
Hermione
Heros
Hiago
Happy




Iago
Ícaro
Inga

                                   
Jujuba
Jack
Jamaica
Jeday
Joana
Jocasta
Juca
Julieta

                            

Kacau
Kafka
Katrina
Klebek
Kuka
Kriska
Kiara




Lancelot
Louise
Leonna
Leonardo
Leoni
Leona
Lilika
Lola
Lord
Lua
Luan

                                                                    


Marshmallo
Morgana
Magali
Mingau
Maisena
Major
Maricota
Mia
Milu
Malu
Marrone
Mozart
Marllon
Magnun
Miguel

                                                    

Noan
Netuno
Nero
Netuno
Nina
Nikita
Nicolau
Nirvana
Novelo
Noca

             

Olívia
Ozzie
Otto
Odaliska
Otello
Olegário
Olívia




Pierre
Panqueka
Perry
Pantufa
Perseu
Polenta
Porcina
Pitanga
Piteco
Peteca
Penélopy
Penny
Pantaleão
Paul
Pelota

                                                                          


Quenn
Querubin
Quixote
Quitanda



Ruanna
Rael
Ramona
Ramon
Ranya
Rei
Rhani
Rambo
Rommeu
Rubi

                         

Saddam
Sabugo
Salomão
Samuka
Shampoo
Sebastian
Scarlet
Shazam
She-ra
Sheriff
Shiva
Sky
Sofia




Tabcco
Tao
Teddy
Teka
Tequila
Thalia
Theo
Theodoro
Tieta
Tiphany
Tobias
Topázio
Torrada
Trevor
Tulipa

                                                            

Ulysis
Úrsula




Vênus
Violeta
Valentina
Van Gogh
Vitória
Veludo




Xakira
Xamã
Xerife

                                                                      

Yan
Yahoo
Yanka
Yoga
Yuri

                         

Whisky
Wando
Wendy
Wishbone
Witch
Woodstock
Woody



Zafira
Zen
Zorro