segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Como escolher o seu gato?








Um filhote ou um gato adulto?

O prazer que temos em brincar com um filhote ou em acariciá-lo não nos deve deixar esquecer de que ele exige uma atenção particular e uma vigilância muito maior que um gato adulto. Por outro lado, ele é mais maleável e adaptável: ele aprenderá rapidamente a usar a liteira (é uma caixa com areia, onde o gato defeca e urina) e a pequena porta basculante ( colocada na parte inferior da porta, que permite a livre entrada e saída dos animais, comum nos Estados Unidos e Europa.
Por seu caráter vivo e brincalhão, ele se familiarizará muito rápido com o ambiente. Para uma fácil integração, a idade recomendada para a adaptação é de 3 meses.

Macho ou Fêmea?


A gata é mais dócil e mais afetuosa que o gato. O macho será o guardião e irá lutar para defender seu território, o qual ele marcará através de jatos de urina mal-cheirosos. A castrção do macho por volta da idade de 7 a 9 meses limitará consideravelmente estes aborrecimentos e o temperamento do gato castrado será mais próximo ao da fêmea.

Compra ou adoção?

Você está atraído por um gato de raça: entre em contato com clubes felinos, exposições  e veterinários. Eles  lhe fornecerão endereços de criadores que tenham ninhadas disponíveis.
Se você  está simplesmente atraído por gatos, sem nenhuma idéia preconcebida de raça, procure junto a veterinários ou criadores, como também sites, feiras de doaçoes, suipa, etc...
Existem várias formas de você aquirir um gato seja filhote ou adulto, o que mais existe são animais abandonados esperando por adoção, por isso a uma campanha pedindo para não comprar e sim adotar.






                                                         

Nenhum comentário:

Postar um comentário