quinta-feira, 12 de abril de 2012

5 curiosidades sobre os gatos

1) Os gatos enxergam no escuro?
Ao contrário do que se pensa, os bichanos não conseguem enxergar no escuro total. No entanto, eles precisam de muito menos luz do que os humanos para enxergar. Quando estão num local totalmente escuro eles contam com o olfato, a audição e o tato. Além disso, os gatos também dispõem da ajuda dos bigodes para se localizarem.


2) Como os gatos conseguem descer de árvores altas?
Se por um lado as garras do gato funcionam muito bem para escalar árvores subindo pelos troncos, elas não têm a mesma eficácia quando o corpo do bichano está na posição invertida, de descer. Como na maioria das vezes o gato não sabe que seria possível ir para baixo se ficasse na posição de subir e voltasse “de ré”, ele acaba ficando em pânico quando vê que não consegue mais voltar.


3) Porque os gatos gostam de se esfregar nas pessoas e nos objetos?
Gatos gostam de deixar o seu cheiro em tudo. Quando se esfrega nas pessoas, é uma demonstração de carinho, mas ele também aproveita para deixar o cheiro dele.


4) Os gatos disfarçam a dor?
Em alguns casos, sim. É comum os gatos não darem sinal quando estão com algum tipo de dor ou incômodo. Eles fazem isso para não demonstrarem fraqueza e não serem expulsos do seu território por outros gatos. Trata-se de um comportamento instintivo, por isso os bichanos agem assim mesmo que não existam outros gatos por perto.


5) Porque a língua dos gatos é áspera?
A língua dos gatos é mais áspera para facilitar a limpeza da pelagem e a remoção dos pêlos que já estão mais velhos e, consequemente, mais soltos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário