terça-feira, 16 de agosto de 2011

Labrador

Retriever do Labrador (ou carinhosamente Labrador) é uma das mais conhecidas raças de cão. Notabiliza-se por sua amabilidade, inteligência e obediência. Por causa destas características, são frequentemente treinados para serem cães de caça, de assistência, como cães-guia ou de serviço. A raça Labrador é a mais popular tanto nos Estados Unidos quanto no Reino Unido, seu país de origem. A origem do "retriever" do nome é a função, e o Labrador é uma das raças que tem como função original a busca da caça abatida, especialmente na água ou em áreas alagadas.


É um excelente cão de companhia se tiver bastante companhia, educação e algum exercício diário.

Devemos lembrar que o comportamento é composto de duas partes: a genética e a educação (manejo, ambiente). Assim, vamos falar sobre como é o temperamento de um bom Labrador, escolhido de pais que correspondam ao que se espera da raça e que recebam educação adequada, sem violência, mas também sem mimos excessivos.
Os Labradores são cães com bastante energia enquanto filhotes. Isso significa que eles são como crianças, e se deixados sozinhos com objetos perigosos por perto, irão fazer "arte". Quando adultos, diminuem a atividade física espontânea, mas não perdem o espírito brincalhão e amigo.

São cães fáceis de educar para as mais diversas atividades: companhia, busca de caça (especialmente aves e em terrenos alagados), guia de deficientes visuais, cão de terapia, cão assistente (deficientes); basta que o dono tenha um pouco de paciência e busque técnicas adequadas.

Definitivamente não são cães de guarda. Podem até latir ao avistar uma situação ou pessoa estranha, mas não atacam.

Labradores necessitam de companhia para se desenvolverem de forma saudável. Por fim, Labradores são cães de família. Muitos não tem um dono predileto.

Deve-se ter muito cuidado ao adquirir um filhote, ou ao pensar em acasalar o cão que está em sua casa. A displasia coxofemoral e a displasia de ombros são duas doenças geneticamente transmissíveis, sem cura e que podem não apresentar sintomas (ou seja, seu cão pode ter e você nem desconfiar).

Ao comprar um filhote, deve-se ver as chapas de displasia (raios X) dos pais, mesmo que ambos pareçam saudáveis. Essas chapas são feitas depois dos dois anos de idade (quando o cão já está completamente formado) e por profissional veterinário credenciado pelo Colégio Brasileiro de Radiologia Veterinária (CBRV).

Alguns dos melhores criadores do país, também testam se os cães (futuros pais e mães dos filhotes) tem algum problema cardíaco ou de olhos que possa ser transmissível aos bebês.

Como são cães pesados e grandes, deve-se evitar a obesidade (que sobrecarrega patas, pernas e coluna), piso liso e escadas (especialmente com filhotes).

Em países de clima quente, além das duas trocas anuais de pêlos, os Labradores acabam fazendo uma "muda contínua" durante todo o ano. Alimentação adequada e de boa qualidade, escovações frequentes e poucos banhos com shampoo ou sabonete, melhoram um pouco a situação. Banhos de piscina ou de mangueira são liberados, mas o dono deve secar as orelhas e ouvidos para evitar otites.
  


Características da raça:
• São musculosos e nadadores natos! Seus dedos possuem uma membrana que permite velocidade e resistência ao nadar.
• A fêmea mede 54-56cm e pesa entre 25-32 Kg.
• O macho mede 56-57cm e pesa entre 35 a 43 kg.
• Possui uma pelagem superior densa e curta e uma pelagem inferior mais suave, resistente a água. As orelhas são em formato triangular, de tamanho médio e caídas. 
•Podem ser encontrados nas pelagens: preta, amarela ou chocolate.
• Exemplares amarelos podem variar a tonalidade do creme ao dourado intenso.

COMPORTAMENTO E TEMPERAMENTO:
  • O labrador é uma raça dócil, alegre, muito brincalhão, ativo e muito simpática.
  • São fiéis, inteligentes e muito obedientes.
  • Gostam muito de exercícios físicos, principalmente nadar.
  • Possuem habilidades, quando treinados, para atuarem como guias,         assistentes e na prática da caça.
  • São facilmentes adestrados e treinados para funções específicas.
  • Adaptam-se muito bem a todos os integrantes da família.
  • Não são solitários, portanto, necessitam da companhia dos membros da família.
  • Possuem muita energia, logo necessitam de muita atividade física.

  • Gostam de brincar, por isso é uma excelente raça para crianças, pois possuem muita energia para gastar!

  • São dinâmicos e ativos, necessitam de muita atividade física e espaço para exercícios.
  • * cernelha: ponto mais alto do ombro do cachorro, antes do pescoço. A altura dos cães é medida da cernelha até o chão.
    Possuem um rabo grosso e musculoso cuja altura é perfeita para bater em bibelôs de mesas de centro. Por isso, cuidado com seus enfeites!


Curiosidades:
• Labradores amarelos quando cruzam entre si sempre vão produzir filhotes amarelos;
• Labradores pretos quando cruzam entre si podem gerar uma ninhada totalmente preta ou mesclada;
• Acredita-se que labradores amarelos tendem a latir mais quando ficam ansiosos. São um pouco mais excitáveis e mais destrutivos quando ficam sozinhos que os pretos ou chocolates.
• Tanto labradores amarelos quanto pretos podem gerar exemplares na cor chocolate, mas os criadores preferem cruzar animais chocolates com pretos, pois quando cruzam com amarelos, os filhotes tendem a nascer com a pelagem pálida e manchada e olhos claros.

Problemas médicos mais comuns:
• OBESIDADE: Labradores possuem forte tendência à obesidade, portanto, deve-se ter muito cuidado com os excessos alimentares quando ainda forem filhotes. Procure alimentar o seu filhote com a quantidade recomendada na embalagem das rações, de acordo com o peso e a idade em meses.
• RUPTURA DE LIGAMENTO DOS JOELHOS: Os músculos, tendões e ligamentos dos labradores suportam um animal com o peso ideal. Qquando estão acima do peso, as articulações ficam sobrecarregadas podendo causar rupturas. Animais magros, porém sedentários, quando submetidos a exercícios intensos também podem sofrer esta enfermidade.
• OTITES: Por ser uma raça de orelhas pendulares, ou seja, orelhas caídas, o ar circula com mais dificuldade, podendo gerar uma umidade maior no local que predispõe a proliferação de fungos e bactérias. Portanto, inspecione sempre que possível os ouvidos do seu cão labrador para detectar excesso de cerúmen, odor forte ou inflamação.
• DISPLASIA COXO-FEMURAL: Alteração articular em que a cabeça do fêmur não articula corretamente com o osso do quadril; de caráter hereditário, mas que também pode estar relacionada ao excesso de peso ou exercício intenso. Os sintomas são dores intensas e muitas vezes o animal salta como um coelho para amenizar a dor ao se locomover. Animais com displasia devem ser afastados da reprodução.
• CATARATA: Doença de caráter hereditário que possui uma incidência alta em labradores.

Sempre que for adquirir um filhote, procure um criador sério que se preocupe em selecionar os animais, afim de não perpetuar doenças hereditárias. Procure conhecer as características da raça, vá visitar o canil, observe as instalações, a higiene, as matrizes e os apadrinhadores. Não é uma garantia, mas é uma maneira de adquirir um animal criado de forma responsável.
Sempre que for adquirir um filhote, procure um criador sério que se preocupe em selecionar os animais, afim de não perpetuar doenças hereditárias. Procure conhecer as características da raça, vá visitar o canil, observe as instalações, a higiene, as matrizes e os apadrinhadores. Não é uma garantia, mas é uma maneira de adquirir um animal criado de forma responsável.



Nenhum comentário:

Postar um comentário