quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Tudo sobre o seu gato



 Sua chegada em casa

Parabéns, você acaba de entrar para uma tribo que jamais sonhou existir: a dono de gatos.
A partir de agora sua vida vai mudar, seu novo companheiro reserva muitos anos de felicidades.
Para que essa relação seja boa, é importante conhecer as necessidades de seu gato e estabelecer com ele, desde já, um regulamento de boa conduta.

As Necessidades de seu gato

A Nutrição                                               

É sempre preferível continuar fornecendo a seu gato o mesmo alimento que ele recebia na casa de seu antigo proprietário, a fim de não acrescentar ao estresse da mudança de domicílio a mudança de alimentação. Nas semanas seguintes você poderá substituir progressivamente o antigo alimento por um novo.  Se você não souber o que ele comia antes, não ofereça durante os 2-3 primeiros dias mais que a metade das quantidades recomendadas na embalagem do alimento escolhido. Isto facilitará a adaptação do animal ao alimento e você terá maior possibilidade de evitar uma diarréia.  
O gato adora a limpeza. É necessário limpar regularmente os recipientes que contém comida e água e evitar colocar sua  liteira próximo à comida.

                                  

A água

É também muito importante deixar água fresca à disposição de seu animal, para satisfazer sua sede, e renová-la regularmente.



A Liteira


O filhote utiliza sua liteira muito rapidamente. Se quisermos que o gato permaneça limpo, é necessária limpá-la diariamente. Se você tem muitos gatos, providencie uma liteira para cada um.




O Cesto

Uma caixa de papelão com roupas velhas é suficiente, mas podemos encontrar no comércio cestos muito mais sofisticados. É importante que o gato possa se sentir seguro neste ninho. Isto será a base para que ele possa descobrir seu novo domicílio e para onde ele se  precipitará sempre que se sentir ameaçado.


 


O Exame de saúde

Se você encontrar ou adotar um gato, é conveniete consultar um veterinário. Peça para ele confirmar o sexo do animal, vermifugá-lo e verificar se ele tem pulgas. Falaremos sobre Higiene e saúde do gato mais a diante.

Os brinquedos e arranhadores


 

Os gatos adoram  brincar: há numerosos brinquedos disponíveis no comércio, mas uma bola, uma bolinha de papel, um novelo de lã exercerão igualmente bem a função. Um arranhador permitirá ao gato gastar suas garras sem estragar sua mobília.
Se ele começar  a arranhar o tapete, sofá ou poltrona, mova o arranhador para cima, ou na frente de onde ele enfia as unhas. Sempre que pegá-lo usando o arranhador elogie-o e faça muito carinho. 

                                                                                                           

 A Coleira

Ela permite identificar seu gato em caso de perda ou acidente. Escolha de preferência uma que previna o estrangulamento (munida de um lingüeta elástica) caso a coleira fique presa. O veterinário pode tatuar o seu gato ou implantar sob sua pele um microchip de identificação (consulte seu veterinário).



A Pequena porta basculante

Ela permite a seu gato entrar e sair livremente.
Escolha uma fina e transparente, de modo que ele possa inspecionar o terreno antes de sair. Saiba, entretanto, que outros gatos poderão aproveitar  para entrar em sua casa e esteja consciente de que, ao sair livremente, seu gato corre o risco de ser atropelado por um veículo ou de ser agredido por um outro animal.


  

O Regulamento de boa conduta

Um gato é uma bola de energia. Isto pode levá-lo a fazer artes. É logo no início e de modo constante que se deve fazer o gato compreender o que ele pode e o que ele não pode fazer.
Se seu gato faz uma arte, você deve puní-lo imediatamente, senão ele não entenderá. Se você descobrir o estrago mais tarde, contenha-se em ignorar sua presença enquanto arruma ou limpa.
Para os comportamentos desagradáveis como a emissão de urina dentro de casa, arranhar o móveis e sofá, a agressividade, ... veremos mais a diante sobre comportamento.
De sua parte, evite colocar objetos frágeis em situações de risco e encorajar comportamentos que poderão desagradá-lo mais tarde, como mendigar alimento ou deixar que morda seus dedos.   

Adaptação

É quando muito jovem que o filhote melhor se adapta a novas situações. É necessário colocá-lo ao máximo em contato com a sociedade, com os outros animais da casa, fazê-lo descobrir o automóvel.... Um gato insociável é muito mais tímido, evita encontros com estranhos e poderá mostrar-se agressivo quando se sentir acuado.

Introduzir um gato a mais na casa

Os gatos, como todos os felinos, delimitam seu território. Eles não apreciam muito a chegada de um estranho. Para não deixar o gato estressado, quando isso acontecer, recomenda-se manter o novo animal dentro de sua caixa durante alguns dias, a fim de que, frente a frente, eles possam habituar-se a seus  respectivos odores.
Neste momento, irá se estabelecer uma hierarquia, seja medindo um ao outro ou se combatendo. Uma vez estabelecida esta hierarquia, eles viverão em plena harmonia. Quando o novo animal é um macho, as coisa se desenvolvem mais facilmente.  






Nenhum comentário:

Postar um comentário