quinta-feira, 19 de julho de 2012


Entenda o que é Raiva e saiba como proteger seu pet dela

A raiva é uma doença perigosa, que não tem cura e é transmitida pela saliva de animais infectados. Por isso, manter seu pet vacinado é fundamental para evitar qualquer risco da doença.

Abaixo, aprenda mais sobre a raiva, e saiba como se proteger dela.

O que é a raiva?
Provocada por um vírus, a raiva é uma doença infectocontagiosa que causa a morte do animal. contaminado. Ela também é conhecida pelo nome de hidrofobia.

Quais animais podem contrair a doença?
Mamíferos, como cães, gatos, vacas e cavalos, além, é claro, de nós seres humanos.

Como a raiva é transmitida?
A doença é transmitida através do contato com a saliva contaminada por meio de mordidas de animais que estão com a doença.

Quais os sintomas da doença?
Os principais são salivação excessiva, medo da água e distúrbios neurológicos como convulsões, dificuldade para caminhar e falta de coordenação motora. Os sintomas são os mesmos para bichos e pessoas.

Existe tratamento?
Não. Infelizmente, quando o cão ou o gato são infectados com raiva, eles precisam ser sacrificados.

A raiva também pode matar pessoas?
Existem registros de pessoas que foram contaminadas, sobreviveram à doença, mas tiveram sequelas. O último caso confirmado de raiva no Brasil, felizmente, foi registrado há mais de dez anos atrás.

O que fazer se um humano for mordido por um animal suspeito de ter raiva?
Ir até o hospital imediatamente. Se houver a possibilidade de o paciente ter contraído raiva, o médico fará um curativo e aplicará o soro antirrábico.

E se meu cão ou gato for mordido por um outro animal com suspeita de ter a doença?
Leve seu pet ao veterinário para confirmar ou não o diagnóstico de raiva. Se ele está em dia com as vacinas e tomou a vacina antirrábica, é praticamente nula a possibilidade de contrair a doença.

Como protejo meu pet da raiva?
Para proteger seu cão ou gato da raiva, basta aplicar todo ano a vacina antirrábica. Ela é oferecida de graça nos Centros de Controle de Zoonoses e custa, em média de R$ 20 a R$ 40 no veterinário. Outra maneira é tomar cuidado quando sair com seu animal na rua, evite de chegar perto de outros animais se ele for muito arredio.





Nenhum comentário:

Postar um comentário