quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Cuidados no verão

Cuidados com os cães no calor

 
 
As temperaturas estão subindo e os cuidados com seu cãozinho devem ser redobrados nessa época. Não é raro nos dias quentes vermos os cachorros esparramados no piso gelado ou o dia todo com a língua pra fora, bebendo muita água.
Isso acontece porque os cães só tem um local no corpo todo com glândulas sudoríparas: as “almofadinhas” das patas. Agora imagine todo o resfriamento do seu melhor amigo sendo feito só pelas patas nesses dias quentes. Não é suficiente para estabilizar a temperatura do corpo, por isso ele fica o tempo todo com a língua para fora no calor: ele está estabilizando a temperatura corporal por meio da respiração.
A temperatura normal do corpo de um cão é 38°C, sendo considerado hipertermia quando atinge os 42°C. Por isso é importante não deixar seu cão exposto ao sol forte nesses dias quentes, e nem leva-lo para passear e se exercitar nas horas mais quentes do dia.
Abaixo, seguem algumas dicas para seu cão passar bem os dias mais quentes:
- Deixe sempre a disposição dele água limpa e fresca, para que ele possa tomar sempre que tiver necessidade de se resfriar.
- Também é indispensável que ele tenha acesso a um local com sombra e ventilação para descansar.
- Não coloque nele a focinheira, pois a respiração dele pela boca é importantíssima nesses dias mais quentes.
- Não deixe de forma alguma seu amigão fechado no carro, isso pode levá-lo à morte!
- Escove o cachorro diariamente para remoção dos subpêlos, ou se preferir, leve-o para tosar.
- Leve-o ao veterinário para indicação de produtos para afastar mosquitos e parasitas.
- Se for necessário baixar a temperatura do seu cão, nunca jogue água gelada diretamente nele. Isso pode causar choque térmico e prejudica-lo. O ideal é que o resfriamento comece pelas patas, para que o corpo possa se adaptar à nova temperatura.
Com essas dicas seu amigão não sofrerá nos dias de calor! Mas se ele apresentar algum problema, não deixe de consultar um veterinário!

Nenhum comentário:

Postar um comentário