KERATOCONJUNTIVITE SECA
Anatomia do Globo Ocular
O que é CCS?
CCS Significa Ceratoconjuntivite Seca ( o mesmo que Keratoconjuntivite seca - QCS)
Cerato - se refere a córnea, camada fibrosa transparente mas externa do olho
Conjuntiva - é o tecido que recobre a superfície anterior do olho e reveste as pálpebras.
O sufixo ITE - significa inflamação
Seca - é devido a diminuição da produção de lágrimas característica da patologia.
Dessa forma, ceratoconjuntivite seca refere-se a um processo inflamatório da córnea e conjuntiva devido ao ressecamento, ou mais especificamente, a uma deficiência de lágrimas.
Acomete cães mais velhos e de meia idade, e já foi relatada também em gatos.
Pode ser encontrada em cães de raça ou mestiços.
acomete raças como: Schnauzer miniatura, Cocker Spaniel, Bulldog Inglês, Beagle, Poodle, Pequinês, Shuh Tzu, Lhasa Apso, Yorkshire Terrier e West Highland White Terrier.
(A) Cão com superfície ocular ressecada, com presença de secreção mucopurulenta. (B) Superfície ocular após remoção da secreção. Observe opacidade corneana e presença de vasos.
O que Causa?
Acredita -se que mais de 90% dos casos estão relacionados a um problema no sistema imune do animal, o papel do sistema imune é proteger contra doenças. O Sistema imune pode reconhecer erroneamente partes do seu próprio organismo como invasores estranhos e começar a destruí-las, ou seja é capaz de destruir as glândulas responsáveis pela produção de lágrimas, tornando impossibilitado de produzir lágrimas suficientes
E em 10 % dos casos incluem-se as toxicidades por drogas, as infecções virais, a remoção cirúrgica da glândula lacrimal da terceira pálpebra, lesões dos nervos faciais, e defeitos congênitos, nos quais os cães nascem com as glândulas lacrimais pouco desenvolvidas.
Sintomas e Sinais Clínicos:
- Acumulação frequente de muco nos cantos dos olhos
- Olhos avermelhados
- Córnea seca e embaçada
- Coçar e piscar o olho com frequência
- Olho semi-cerrado nos casos severos
- Perda de transparência da córnea
- Possível presença de úlceras de córnea
Diagnóstico:
O diagnóstico baseia-se nos sinais clínicos e no resultado do Teste da Lágrima de Shirmer (TLS).
O TLS é um método simples de se medir a produção de lágrimas.
Ao realizar esse teste, o veterinário vai inserir pequenas tiras de papel de filtro especial na pálpebra inferior do seu cão. Após 1 minuto, a quantidade de umidade absorvida pelo papel filtro será medida e, então os resultados serão comparados a um padrão estabelecido. Isso identificará se a produção de lágrimas encontra-se abaixo do normal.
Tratamento:
Se a CCS não for tratada, as leões na córnea podem levar a cegueira.
O proprietário deve procurar imediatamente um veterinário especialista.
O tratamento é a base de antibiótico, antiinflamatório, agentes mucolíticos que auxiliam a dissolver o acúmulo de muco associado a CCS.
Drogas que apresentam habilidad específica de manter o sistema imune do animal reprimido, de tal forma que as glândulas lacrimais não são destruídas e que também estimulam a produção de lagrimas através de um mecanismo hormonal.
Meu nome é Silvia , tenho uma pitibul de 9 meses, que esta com uma secreçao horrivel no dois olhos, ja levei ao veterinario, ela usou o colirio, tobramax nao adiantou agora ela vai usar o ciprovet , por dez dias , vamos ver se sara. a veterinaria esta dizendo que por ser ma cadela branca olhos claros ela é mais sensivel oque devo fazer . acredito na veterinaria. obrigada.
ResponderExcluirOlá Dona Silvia,
ResponderExcluirNo Caso da sua cadelinha antes de chegar a conclusão que ela é uma cadela branca com os olhos claros, devemos procurar investigar outras causas como produtos de limpeza usados em casa, outros tipos de cheiros que ela possa estar inalando, alimentação, etc...
Quanto ao tratamento 10 dias são muito pouco tempo para ver melhora, as vezes o tratamento deve ser pronlogado por que isso é um processo bacteriano, precisa de mais tempo e continuar depois da melhora e ter descoberto a causa o tratamento de manutenção e era bom acrescentar um antiinflamatório,
espero ter ajudao, abçs