terça-feira, 17 de maio de 2011

Dúvidas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

Quais os principais cuidados que uma pessoa deve ter no momento de comprar seu  animal de estimação?

Resposta: Você deve adquirir animais de criadores idôneos, conhecidos, recomendados pelas associações com a assistência de um médico veterinário que dará orientação pediátrica, como: programa de alimentação, vermifugação, vacinação, cuidados higiênicos e as dicas sobre convivência homem-animal.

Como acabar com as pulgas que incomodam tanto o meu cão?

Respostas: A maior parte do problema (cerca de 95%) está no ambiente e apenas 5% no animal.
                  Atualmente, existem diversos produtos eficazes no combate e controle das pulgas, mas eles não são totalmente insentos de risco. As pulgas podem causar problemas de pele, verminose e outras doenças nos animais, por isso é muito importante mantê - los protegidos  e limpar o ambiente com produto adequado. Não esquecendo de vermifugar também o seu cãozinho. Dê uma olhada na postagem sobre pulgas.

Porque os dentes do meu poodle com quatro meses estão caindo?

Resposta: De modo geral, os dentes de leite aparecem aos 30 dias de vida e começam a cair aos quatro meses, dando início ao aparecimento da dentição definitiva. É um processo normal que vai dos 30 dias de vida até aos 5-6 meses.

Posso dar sobra de comida para o meu pastor de 7 anos?

Resposta: Independente de raça, idade, sexo ou porte não é aconselhável esse tipo de alimentação, além
de não fornecer todos os elementos necessários a uma boa vida, ainda contribui para o processo de formação de tártaros nos dentes. O correto é usar exclusivamente ração de boa qualidade e adequada para a idade do animal.

Vacinas Nacionais x Importadas. E agora,  o que fazer?

Tenho uma York Shire, a primeira vacina que foi dada a ela era importada, mas a segunda eu resolvi dar a nacional. Gostaria de saber se existe mesmo alguma diferença entre as vacinas importadas e as nacionais? 

Esta pergunta é bem polêmica. É certo que há um número significativo de animais  vacinados com vacinas nacionais e que mesmo assim adoecem.
Eu mesmo sou testemunha de dezenas de casos. Eu não aplico nem recomendo.
Uso apenas as importadas, como a maioria dos veterinários. Aexplicação que os laboratórios nacionais dão é que o problema não é com a qualidade da vacina, mas sim com a conservação ou aplicação em situações inadequadas.
Isso faz sentido, pois antes de um cão ou gato ser vacinado, ele precisa passar por um bom exame clínico feito por um veterinário, pois qualquer  alteração no estado de saúde, mesmo  a mais sútil, pode tornar a aplicação da vacina algo inadequado naquele momento. Por isso a importância de vacinar somente em clínicas veterinárias.





              

Nenhum comentário:

Postar um comentário