segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Beleza e Saúde (Banho e Tosa)




Nos dias de hoje o contato mais direto com nossos animais faz com que sejam necessárias maiores atenções  em relação à higiene. O reflexo disso é o aumento da diponibilidade de serviços de estética para cães e gatos.  O banho permite a limpeza da pele e pelagem removendo as sujidades e também parasitos  como as pulgas, piolhos e carrapatos, que podem transmitir doenças aos animais e as pessoas.

 

Em relação aos serviços de banho e tosa procure em primeiro lugar um local que apresente profissionais habilitados e conte com a responsabilidade de um médico veterinário. Além disso, escolha um local que utilize produtos de qualidade. A mesma questão deve ser observada quanto a qualidade de produtos que serão utilizados por você em casa. Evite sabões em barra  de uso geral para banhar seu cão ou gato, eles possuem pH alcalino podendo levar ao ressecamento da pele e alergias. Utilize shampoo ou sabonete de uso veterinário adequados ao tipo de pelagem  e espécie animal.

 Devemos considerar que alguns problemas de pele podem ser tratados e amenizados com a realização de banhos terapêuticos. No caso de problemas de pele o veterinário será o melhor amigo do seu pet. Ele irá indicar qual produto medicamentoso será mais eficaz não apenas na tratamento da alteração da pele mas também  na manutenção da beleza da pelagem. Consulte um profissional de sua confiança.A frequência de banhos  deve ser ajustada de acordo com a necessidade de cada animal. Animais com peles mais oleosas podem ser banhados com menores intervalos em relação a animais de pele normal ou seca. O excesso de banhos pode trazer alguns problemas pois ao remover a camada de gordura que protege a pele esta fica mais exposta a agentes com bactérias e alérgenos, podendo levar a infecções e coceiras.

A higiene da pelagem  pode ser feita também com a utilização de produtos conhecidos como "banho seco". São indicados para higienização de todo corpo. Podem ser utilizados em cães e gatos debilitados e também em filhotes que ainda não receberam todas vacinações e não devem frequentar serviços de estética pelo risco de exposição à viroses.

Um fator muito importante após a realização do banho é a secagem. Os animais devem ser completamente secos para evitar que a umidade permaneça na pele podendo levar a resfriados e crescimento de microorganismos. No inverno em casa podem ser utilizados secadores de cabelo em temperatura média. Evite aproximar muito o secador da pele para evitar queimaduras e dos olhos.

Caso deseje utilizar serviços de estética  para o seu bichinho o habitue a frequentar desde cedo. O animal tende a se assustar menos com os sons dos secadores e escovação permitindo ao esteticista um melhor resultado em seu trabalho.

Lembre-se manter o seu animal de estimação limpo você está protegendo também sua saúde !



Nenhum comentário:

Postar um comentário