quinta-feira, 17 de maio de 2012

Os gatos também podem pegar gripe



O frio chegou e você com certeza já está tomando as precauções necessárias para evitar gripes e resfriados.
Mas e seus gatinhos? Eles também precisam de cuidados nessa época do ano. Você já ouviu falar de rinotraqueíte? Ela também é conhecida como “gripe do gato”, e é uma doença causada por um vírus chamado Herpesvirus. Os sintomas mais comuns são espirros, tosse, falta de apetite, lesões na boca, conjuntivite, febre e até pneumonia.
Gatos de todas as idades podem contrair a rinotraqueíte, mas os filhotes devem receber atenção especial, já que eles são mais suscetíveis à doença e ficam mais debilitados se a contraírem.
Atenção! Apesar de ser vista como um simples “resfriado”, a rinotraqueíte pode causar a morte do bichano. Por isso, uma visita ao veterinário é fundamental ao sinal do primeiro sintoma.

Transmissão
A transmissão da “gripe do gato” se dá através do contato direto entre gatos saudáveis e gatos doentes, normalmente pelo espirro.
A má notícia é que os gatos, mesmo depois de recuperados, carregarão o vírus no corpo para o resto da vida. Portanto, se o seu bichano já teve rinotraqueíte , fique de olho nele, redobre a atenção!

Precaução
A melhor maneira de proteger seu gatinho é com a vacina que existe contra a doença. Mas atenção: somente gatos saudáveis devem ser vacinados. No mais, mantenha os ambientes da sua casa ventilados, limpos e, se possível, desinfetados. Outra medida importante é isolar os pets doentes dos saudáveis até que eles se recuperem.



Saiba mais sobre a Rintraqueíte, dê uma olhadinha em Doenças felinas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário