quarta-feira, 7 de novembro de 2012


Como administrar remédios a animais de estimação

 
 
Após levar o animal de estimação ao veterinário, quase sempre nos deparamos com um pequeno desafio: como administrar os remédios receitados de forma correta?

São vários tipos de medicamentos que podem ser utilizados, como líquidos, cápsulas, drágeas e comprimidos. Vale ressaltar que os comprimidos podem ser partidos para facilitar, mas as cápsulas e drágeas perdem seus efeitos terapêuticos ao serem divididas ou trituradas.

Consulte sempre o veterinário sobre a possibilidade de partir os medicamentos antes de dar ao seu pet.

O velho truque de misturar os remédios na comida do pet muitas vezes não funciona, principalmente com os gatos, que por serem mais exigentes podem notar a diferença no alimento. Ou, mesmo que funcione, corre-se o risco do animal não comer toda a comida, ingerindo uma dose menor do remédio do que a indicada.

O que fazer nesses casos então? Vamos dar algumas dicas de como administrar corretamente os medicamentos do seu bichinho sem preocupações.

Medicamentos líquidos para cães e gatos:

Como já foi explicado, misturar na água ou comida não é uma boa ideia, pois o remédio altera a cor e sabor do alimento, fazendo com que seu pet coma ou beba apenas uma parte. O melhor método para dar o medicamento líquido é direto na boca:

1 – Coloque o animal entre suas pernas e abra a boca dele.

2 - Com uma seringa sem agulha, que comporte toda a dose a ser administrada, vá despejando aos poucos o líquido na parte final da língua.

3 – Mantenha o focinho do seu amigão elevado, ou o remédio poderá escorrer.

4 – Se estiver difícil abrir a boca do seu bichinho, posicione a seringa na parte interna da bochecha e vá soltando o medicamento.

Comprimidos, cápsulas ou drágeas

Para cães:

1 – Segure com cuidado o focinho do seu amigão pela parte de cima, apertando firme logo atrás dos dentes caninos. A boca do cão irá abrir.

2 – Com a outra mão, segure o comprimido e ao mesmo tempo force a parte inferior do maxilar para baixo.

3 – Coloque o comprimido na parte de trás da língua, e se for necessário empurre em direção à garganta.

4 – Feche a boca do cão e segure o focinho, para evitar que ele cuspa o comprimido para fora. Massageie o pescoço do seu cachorro para facilitar a descida do remédio.

Para gatos:

1 - Peça para alguém segurar as patinhas e o peito do seu gato pela parte traseira, ou mesmo enrole-o em uma toalha para evitar que ele arranhe você ou quem está ajudando.

2 – Coloque a mão na parte de cima da cabeça do gatinho, e levante-a até que o nariz esteja apontando para o teto. Quando a boca se abrir, use a outra mão para forçar o maxilar inferior para baixo e coloque o comprimido na parte traseira da língua.

3 – Feche a boca e esfregue rapidamente o nariz do gatinho. Isso o fará lamber a ponta do próprio nariz, tornando mais fácil a descida do comprimido.

Outras dicas importantes:

- Após dar o medicamento, dê ao seu amiguinho uma recompensa. Assim ele associará a medicação a um momento de prazer.

- Quando for dar remédios ao seu bichinho, aja normalmente. Animais são desconfiados e se você não agir com naturalidade, eles logo perceberão suas intenções.

E lembre-se que medicamentos usados em humanos têm dosagens bem diferentes das utilizadas para animais, portanto, nunca dê remédios por conta própria, sempre procure um veterinário.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário