sexta-feira, 23 de novembro de 2012


 
Meu cachorro tem medo de trovões e fogos de artifício: o que fazer?

Esse é um problema muito comum, principalmente para quem mora próximo de estádios de futebol ou casas de show. Alguns cachorros também demonstram medo de trovoadas.

A primeira dica para começar a controlar a ansiedade e a fobia do seu cão é providenciar um cômodo no momento dos fogos ou trovões onde ele se sinta seguro e onde o som seja abafado. Tome o cuidado de não manter neste local nenhum objeto que possa machucar o seu melhor amigo. Tente desviar a atenção dele no momento do barulho. Faça isso entretendo-o com as brincadeiras que ele mais gosta.

Existe um treinamento que pode ajudar o cachorro a superar o medo desse tipo de barulho. Grave o som de fogos de artifício ou trovões e coloque para tocar em um volume baixo. Mantenha o cachorro no local seguro citado acima, e observe a sua reação.

ATENÇÃO: a gravação deve ser colocada para tocar em um outro ambiente da casa, e não no local onde o cachorro está!

Faça exatamente como descrito no parágrafo anterior, distraindo-o com brincadeiras enquanto a gravação com os barulhos toca.

Vá aumentando o volume a cada dia, até que ele se acostume e deixe de ter medo naturalmente. Se mesmo assim o medo do cachorro não diminuir, converse com seu veterinário de confiança para saber se não é o caso de procurar um tratamento mais específico.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário